segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Sobre a Vida na Irlanda (pontos negativos)

Já fiz um post falando sobre os pontos positivos de se viver em Dublin, na Irlanda. Hora de falar um pouco sobre os aspectos negativos. Lá vai:

1 - Clima
Eu já sabia que o clima de Dublin era chuvoso e frio, e como eu gosto de dias cinzentos, pensei que não seria problema algum. Eu estava errado. O clima úmido e o vento gélido podem sim somar um fator negativo. Há semanas que você sequer vê um raio de sol, e mesmo sem enxergar os pingos de chuva, pode ter certeza que o chão está sempre molhado. O vento corta feito navalha, e é bom comprar uma capa de chuva, porque os guarda-chuva se quebram assim que a primeira rajada de vento bater. Bom, é claro que dá pra viver assim, é uma questão de se acostumar, e você não pode deixar que a chuva te impeça de fazer alguma atividade a céu aberto, caso contrário, você nunca sairá de casa.



2 - Casas/Apartamentos/Acomodações estão ficando mais caras
A cidade está lotada de intercambistas, turistas e estrangeiros em geral, e todos estão malucos atrás de um lugar decente pra morar. O valor a se pagar por acomodações está subindo exponencialmente em decorrência da grande demanda, o que coloca os landlords em posição privilegiada, podendo fazer exigências bizarras e aumentando a mensalidade das acomodações. Obviamente a galera consegue encontrar um jeito de se virar. Muitas pessoas alugam apartamentos espaçosos e dividem com 5, 6 às vezes até 7 e 8 pessoas (na verdade, esse número vai aumentando e eu não sei se há algum limite, tem gente que vive que nem bicho, jogados uns sobre os outros), o objetivo é aliviar o orçamento mensal... enfim, cada um se vira como puder.

3 - Oportunidades de Trabalho
Há vagas de trabalho? Sim, há. Mas não pense que o cenário atual é lindo. Não é impossível conseguir um emprego em Dublin, mas é muito difícil, e além de uma série de requisitos que você precisa ter, também é necessário uma pitada de sorte. Ao meu ver, os principais fatores que podem ajudar você a conseguir um trabalho em Dublin são: uma boa rede de contatos, bom nível de inglês, cara de pau, determinação, e insistência. Tem gente que entrega currículo todo dia pra tudo que é vaga, e muitos conseguem alguma coisa através de indicação, por isso é tão importante ter contatos. Então, como eu disse não é impossível, mas só pra você ter uma noção de como estão as coisas, tem lugares cujas vagas para "lavador de pratos" exigem inglês fluente e experiência de 3 anos na função.

4 - Só tem Pub
Esse ponto pode ser positivo se você adora pubs e bares e tem grana pra gastar. Dublin tem milhares (não é exagero) de pubs, um mais legal que o outro. Mas basicamente é isso o que tem pra fazer na cidade toda, e depois de algum tempo acaba ficando meio "chato". Bom, há locais bem legais para se ir, como o Phoenix Park, por exemplo, mas lembre-se que o clima não ajuda muito. Há belas igrejas, museus, etc. E a costa irlandesa também é bem bonita de se ver, mas depois de alguns dias você já visitou todos esses lugares, e o programa padrão acaba sendo ir ao Temple Bar, e escolher um entre seus milhares de pubs.



5 -  A comida é meio...
Até os irlandeses que eu conheci não queriam comer a comida irlandesa, mas pra sorte deles, e dos estrangeiros, Dublin conta com boas opções de restaurantes e mercados onde é possível encontrar a comida típica de outros países, inclusive a brazuca. Por exemplo: o "café da manhã tradicional irlandês", consiste em ovo frito (melhor parte do prato), duas salsichas que são pura gordura e banha (não dá pra comer, véi), pão torrado (pretty much ok), e um feijão doce e horrível. O lado bom de tudo isso é que existe o louvável STAR PIZZA, como disse no post anterior. 


Ah, não se deixe enganar pela foto acima. Parece delicioso, não é? Pois bem, não é. O ovo frito e o pão até que se salvam, mas o resto... enfim, sei lá também, tem gosto pra tudo.


Bônus: principalmente nas áreas próximas do centro da cidade, à noite surge uma galera que parece que os caras estão bêbados 24h por dia, e ficam gritando madrugada adentro. Bom, é verdade que prefiro isso do que ouvir som de tiros ou ligar a TV num programa sensacionalista explorando algum caso trágico, mas ainda assim é algo negativo que vale ser informado.

Vou deixar a Irlanda, mas levo boas lembranças do país, e acredito que seja um bom lugar para se viver, apesar dos pontos negativos que enumerei neste post. Sentirei falta da sensação de segurança ao andar tarde da noite nas ruas, do tubo de pringles por 2 euros, da galera dizendo sorry num excesso de cordialidade que não machuca ninguém, enfim, a Ilha Esmeralda tem sim seu valor, e Dublin tem também seu charme, com suas pontes brancas sobre o rio Liffey, e seus pubs cheios de gente alegre e música ao vivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário