sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A Eterna Luta: Livro e HQ Vs Filme e Série

Você provavelmente já ouviu, leu, ou mesmo disse uma frase semelhante às que seguem abaixo:

"O filme é simplesmente uma bosta! Não passa a profundidade da HQ!"
"O personagem da série sequer existe no livro, isso é tosco!"

Eu mesmo já lutei ao lado da tropa que defende Livros e HQs com unhas e dentes. Hoje já não me importo tanto, e vou dizer o porquê.

É quase certo que nenhuma adaptação para o Cinema ou TV vai conseguir abstrair toda a essência de uma história primeiramente feita para a literatura. Até porque, não somente a história em si é importante, mas a maneira como ela é contada. É por isso que se fala em "adaptação", pra início de conversa.

Tem uma galera que adora falar mal dos filmes baseados em HQs ou mesmo de séries de TV adaptadas da literatura, como é o caso de Game of Thrones, cuja fonte são os livros do George R. R. Martin: As Crônicas de Gelo e Fogo.

Mas, partindo do princípio que as críticas sejam referentes às mudanças em relação a história original, e não aos defeitos comuns inerentes de todo filme e série, ainda assim é preciso levar em consideração uma série de fatores. Por exemplo, o público alvo do livro pode não ser exatamente o mesmo da série ou filme. Outra coisa, os orçamentos para filmes e séries são limitados, mas o mesmo não acontece nos livros e HQs, onde a história depende muito mais da imaginação e do talento do autor.

Diversas modificações impactam ainda mais no âmago da história original de determinadas obras. Algumas feitas especialmente para fins comerciais, outras procuram tornar factível o universo construído para suportar aquela história no Cinema ou na TV, e essas alterações são as que mais irritam os fãs. 

Um caso bastante conhecido é o do filme Watchmen, baseado na HQ de mesmo nome da DC, escrita por Alan Moore. Quem leu as revistas e viu o filme, com certeza pôde notar algumas mudanças, a mais marcante delas no final. Muito já foi debatido sobre o porquê de tal alteração, e muitos concordam em dizer que se dá devido ao fato de que, na época em que a revista foi lançada, aquele tipo de final era mais propício do que agora, portanto, uma alteração seria necessária para manter o "clima" do filme uniforme e conivente do começo ao fim. E, opiniões à parte, não vi nenhum problema com o desfecho, apesar de eu ser um fã assumido da obra original.



Então, acredito que a verdade seja esta: não adianta esperar que HQs e livros sejam retratados fielmente no Cinema, ou mesmo na TV. Isso não vai acontecer, e é normal mesmo que não ocorra. São mídias bem diferentes, com recursos próprios e singularidades inerentes. Agora, você pode ser aquele cara que vive falando mal do filme ou série pelo fato de eles não serem fiéis às histórias originais, ou pode simplesmente curtir a adaptação. E claro que isso não te impede de criticar as adaptações, até porque, se você não gostou e quiser se expressar, é um direito que te cabe. Mas não seja aquele chato que vive enchendo o saco, dizendo que fã que é fã tem que ler o livro ou a HQ, e que a verdadeira essência está somente nestas duas últimas mídias citadas. Claro que você pode divulgar o livro, sugerir, principalmente aos amigos que você pensa que podem vir a gostar da história original de determinada obra. Mas, siga a filosofia do Sr. K: faça o que quiser, mas não encha a porra do saco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário